sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Não deixa o folclore morrer, não deixa nossa cultura acabar

Não deixa o folclore morrer, não deixa nossa cultura acabar, porque essa é nossa história que temos que preservar ♪...

É pessoal, infelizmente eu vejo coisas que não gostaria de ver, lembro de coisas da minha infância que me trazem saudades, no qual gostaria de preserva-la e passar de geração em geração.
A algum tempo atrás eu tinha montado um blog pra espalhar um pouco desta nossa cultura, já que hoje em dia está tudo tão "Modernizado" e os jovens estão tão alienados que esquecem que temos outros meios de se divertirem!!!
Mas os pais com a correria do dia - a - dia, nem falta tempo para conversar com os filhos, sobre sua infância, apresentar brincadeiras e brinquedos de sua época, hoje em dia raramente alguém conta uma história "uma lenda" o risco que tem, é de tudo isto que deu origem a nossa população, se tornar extinto.
Outro ponto que gostaria ressaltar nesta postagem, apesar que não tenha nada haver com o assunto, porém, como mencionei a falta de tempo dos pais, gostaria de lembrar que por conta da falta de diálogo de pai para filhos, muitos dos jovens hoje em dia, acaba mergulhando nos vícios, bebida alcoólica, cigarro, drogas, lembrar também que tem o sexo precoce, que pode vim a contrair uma DST (Doenças Sexualmente Transmissível) ou até mesmo uma gravidez não indesejada, por isto vemos tantas jovens gravidas, pela falta de diálogo, os pais aconselharem, enfim...
As vezes é uma revolta, por se sentirem isolados de uma certa forma, alias é assim que eu vejo, é o meu ponto de vista!!!
Influencie, ou busque ter o gosto pela leitura, vá até uma biblioteca, leia livros, digo "Livros" físicos e não baixar, fazer download de algo na internet, que delicia poder pegar um livro nas mãos e folhear, página, por página!!!
A algum tempo atrás meu irmão e meu pai deram uma entrevista para um dos jornais da cidade, não me recordo se foi "O Liberal" ou para a "Folha da Região", mas sei que eles deram uma entrevista lá na biblioteca, meu pai e meu irmão mencionaram, o gosto que temos pela leitura, que veio de pai para filho, que se torna um gosto hereditário, meu pai influencia muito o gosto pela leitura, tanto é que aqui em casa tem mais de 2 mil livros, meu pai influencia ter o costume de visitar a bibliotecas, no caso de necessitar fazer uma pesquisa, creio eu que tem muita criança ou jovem que mal conhece ou sabe da existência deste lugar (falo isto com um pouco de ironia), porque quando eu era pequena, eu ia para a biblioteca, eu via ela cheia de alunos fazendo trabalhos escolares, passava entre prateleiras e tinha gente procurando livros, atualmente ela anda as moscas, poucas pessoas procuram um livro na biblioteca ou vai para estudar e ler.
Temos lendas maravilhosas que podem cair no esquecimento, tais como:
Saci
Iara
Curupira
Vitória Régia

As cantigas de roda

Uma das minhas preferidas são estas:

O Cravo brigou com a rosa

Constância - Lembro-me que passou uma mini-série na Globo chamada "Hoje é dia de Maria" que tem uma cena que ela esta cantando, esta música!!!

Alecrim Dourado

Ciranda Cirandinha

Nesta Rua

Sem a Tua, tua companhia

Tem outra que eu não achei na internet, que eu aprendi a cantar no pré-escola, que eu adorava cantar, ai que delicia recordar, sou uma pessoa tão nostálgica, ela era mais ou menos assim:

Eu tenho um calhambeque, balança mas não cai,
empurra ele pra frente, o danado vai pra trás,
o teto é de pano, assoalho é de madeira, aperta o acelerador
ele planta bananeira ♪...

Além das cantigas e brincadeira de roda, tinha tantas brincadeiras e brinquedos também:
Amarelinha, pique bandeira, pega-pega, esconde-esconde, pião, bilboquê, carrinho de rolimã, corda (pular corda), enfim...

Um site que eu indico pra quem quer conhecer um pouco mais sobre nossa história e outras coisas mais:
O menino maluquinho (é uma obra Brasileira).

Outra coisa que eu precisava falar aqui, infelizmente a tecnologia vai acabar com nossos costumes...
Como minha professora da faculdade disse, o povo Brasileiro ta deixando as festas típicas de nosso país pra seguir tradições americanas, infelizmente!!!
Alias cultura popular é vinda de tradições de nossos ancestrais, que vem de geração em geração, de pai para filho.
Mas é isto, infelizmente esta acabando, mas podemos fazer algo para preservar o que é nosso, assim aqui deixo, estou fazendo minha parte, aparentemente pode ser pequena, mas antes o pouco do que nada!!!

Um comentário:

  1. Que bom que vc tem essa preocupação.
    Traga também pra sua pagina o MOMTEIRO LOBATO

    ResponderExcluir