quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ORKUT - ★ 24/01/2004 - ✝ 30/09/2014



Alguém se lembra de como era o orkut quando ele começou?

Perfil antigo do Orkut




No inicio do Orkut você era recebido logo com Boas Vindas:
"Bem-vindo (a), Sofia Rebeca"
Tinha nº de fãs (podia demonstrar o quanto gostava da pessoa, tanto colocando que era fã, como demonstrar o carinho com um belo depoimento!
Outro ponto positivo é que no orkut dava para saber quem havia visitado o seu perfil, tinha o numero total de visitas desde quando começou no orkut.
O orkut alertava os próximos aniversariantes na primeira página (depoimentos, novos recados, convites de amigos) também aparecia logo no inicio (era muito mais pratico e muito mais fácil de usar)!

Se você reclamava que seu filho era um anti social nos tempos do Orkut e
que passava a madrugada na internet, deveria agradecer, pois naquele tempo
as pessoas eram muito mais educadas e realmente demonstrava carinho por você, hoje
em dia as pessoas são mais frias e só pensam em se destacar no meio da multidão!
É uma guerra de EGO.
O Facebook acabou com a vida social das pessoas!
O Orkut era muito mais tranquilo, ainda me lembro que enquanto deixava o navegador
aberto no orkut de madrugada, conseguia passar horas e horas no MSN papeando com meus amigos.

O Face é uma luta tão grande pelo EGO, que as pessoas não pensam em ser elas próprias
as vezes, apenas postam algo pensando (será que vão gostar?) já pensando no numero de likes que vão receber, tudo bem que no Orkut
também existia inflava nosso auto-estima, como por exemplo [PERFIL LOTADO] - O Limite era de 1.000 amigos.
E você ficava se sentindo POPULAR, algo que também era divertido era ver o numero de sraps que você tinha, as pessoas realmente se importavam contigo, hoje em dia entro no ORKUT e só encontro spam, outra coisa que deixou saudade
foi o "gelinho, smile e corações" que definia nossa personalidade (se você era confiavel, simpático ou sexy), mas nada comparado com a guerra de popularidade que existe hoje no facebook.
As pessoas estão mais preocupadas no que os outros vão pensar delas, se ela é popular, enfim!!!

Hoje em dia as pessoas não se preocupam nem de vim falar contigo:
Olá, Boa Noite!
Tudo Bem?
Uma Otima semana pra você!
(Hoje em dia as pessoas são mais frias e egocêntricas)

Você só buscava o que lhe interessava.
Por isto que hoje em dia as pessoas gostam de ficar difamando a vida alheia, colocando defeito, cuidando da vida dos outros.
Podiam dizer que o Orkut era cheio de pessoas que estragavam o relacionamento dos outros, mas no Facebook é pior, pois se você altera o status de relacionamento, é postado automaticamente na timeline de seus amigos
é cheio das pessoas ficarem curtindo (alias será que a pessoa realmente curtiu?) Comentando (Espero que vocês sejam Felizes, vocês formam um belo casal), mas depois vai no bate papo e começa a fazer "fervinho" para dar tudo errado!
No orkut você só via o que você queria, não tinha dessa de ficar bisbilhotando a vida alheia, alias podia sim, mas para isto teria que visitar o perfil da pessoa, não era postado automaticamente para todos visualizarem, a vida poderia ser exposta, mas de certa forma era mais particular, pois no facebook é um livro aberto, se não quiser que fiquem sabendo #ficaadica exclua seu perfil, pois assim você não vai cair na tentação de postar algo, pois todos vão ficar sabendo.




As comunidades traziam discussões válidas. Ou não.
Não há um espaço no Facebook em que você possa debater, aprender e interagir da mesma forma que nas comunidades do Orkut. Os grupos da rede social da Mark Zuckerberg até ajudam, mas o estilo “fórum” do Orkut era imbatível pra troca de informações e discussões.

Numa mescla muito boa, as comunidades iam além de discussões sérias e também propagavam a zueira e os joguinhos, como o “beija ou passa”, “como ou não como” e o “jogo do add”. E não diga que nunca participou de algo parecido.

Outra coisa que me recordo no Orkut é que no inicio, as comunidades a primeira letra do nome era tipo uma imagem com "Bonequinhos" e dependendo do tipo de assunto "catêgorias" tinha uma figura.


Os SCRAPS
Tudo que você mandava para a pessoa, ficava exposto para que outras pessoas podiam ver.
(O que era legal era que as pessoas demonstravam gostar de você, porque para ver suas coisas a pessoa tinha que visitar seu perfil, ao contrário do face, que todos podem visualizar ao mesmo tempo)
O Motivo de muitas brigas entre família, relacionamento, era por conta desses recados, que se você não apagasse outras pessoas poderiam ver.
Vocês se Lembram das imagens que criava pra colocar no Perfil do Orkut, ou até antes de ser permitido imagens "Só add com scrap!". No facebook, você pode mandar mensagem pra pessoa ao adicionar, mas só que ela vai ficar perdida naquela pasta "outros". Só para atrapalhar nossa vida, pois como disse anteriormente.
A pessoa não tinha opção, ou aceitava a pessoa ou não. Porque se ela não aceitasse, iria ficar acumulado de convites na página inicial do Orkut.

Demonstração de Carinho
Quando você vê uma longa e enorme mensagem daquelas que aparece "Ver mais..." de declaração de amor no facebook, o que vem na sua cabeça? Desanimo!
No Orkut os depoimentos eram feito em particular, que você também poderia guardar para si ou postar no seu perfil, pois tinha a opção "aceitar depoimento" então ficava em secreto o que você escrevia, ou seja, só para a pessoa em que você redirecionou o depoimento, lembro que muitas vezes queria escrever algo para alguém, mas ficava com medo ou vergonha que outras pessoas lê-se o que estava escrito, então eu mandava em forma de depoimento e no final eu colocava da seguinte forma:
"Só lê, por favor não aceita!"

O que era bom do Orkut é que você não precisava ficar olhando depoimentos alheios à toa.

Alto Astral:
O Orkut tinha a Sorte do Dia, não era cheio de mimimi e choradeira que tem no facebook, cheia de gente chata, melancólica, reclamando da vida (naquela época o EMO era modinha, mas parece que hoje em dia tem mais emo do que naquela época), EU por exemplo, fui emo assumida e ainda sou, sim sou chata e chorona, manteiga derretida assumida, por isto que tem gente que não vai com minha cara, pois sou muito sensível e choro com qualquer coisinha, seja por felicidade, medo, angustia, enfim, eu sou assim!

WEB CELEBRIDADES:
Alguém se recorda?
Lembram dos Memes e perolas do Orkut? Sim os memes começaram no orkut!
Se acontecia algo bizarro ou que chamava atenção, as pessoas logo tiravam "Print e saia postando por todo quanto é canto (comunidades).
Tanto é que a Camilla Uckers ficou famosa na época do orkut, pois postaram o vídeo Safadeza Oculta em uma comunidade e logo se alastrou pela rede social.

Muitas Blogueiras que hoje são famosas, começaram no Orkut, em comunidades, por exemplo a Taciele Alcolea, começou no Orkut, teve vários Orkuts lotados e passou a gravar vídeos, para ter mais contato com as "amigas" que se tornaram fãs!
A Mariana Santarem postava dicas de maquiagem em comunidades e também criou o Canal no Youtube pra facilitar o contato com as amigas no Orkut.

Se lembram do Novo Orkut? Teve Inicio no dia 29/outubro/2009 para conseguir a nova versão, precisava de um convite, assim como no inicio da redes social, o mesmo aconteceu com o Facebook, me lembro que fui uma das primeiras a criar a rede social na cidade, isto em 2009 e as primeiras pessoas que tive como amigos eu tive que mandar convite, pois quem eu conhecia não tinha.

Fiz um post aqui sobre o novo Orkut, que quem promoveu ele foi o Danilo Miedi
Estratégia do Google na época, o que virou um viral.
Até o Professor Arthur entrou no meio da brincadeira.

Mais detalhes sobre o Orkut: Wikipédia - Orkut

Se você assim como eu vai sentir saudades do orkut, corre dar uma visitinha no seu perfil, se ainda recordar da senha e salva ele logo até dia 29/09/2014.





Eu tinha até fã clube no Orkut, Obrigado pelo carinho meninas *-*
Obrigado Maninho *-* FC no Orkut

Minha sorte que eu não esqueci a senha, pois a mesma conta do GOOGLE, GMAIL, BLOGGER, YOUTUBE, é a mesma do Orkut *-*
Só que antes eu tinha outro orkut, no qual a conta foi excluída, não sei o motivo, mas depois eu criei outro, o Orkut tinha essas manhas, para uma comunidade ser excluída precisava ser denunciada várias vezes, não tinha limites de adicionar pessoas desconhecidas enfim...
No facebook se adiciona muita gente em um pequeno período, ainda mais desconhecida, sua conta fica bloqueada temporariamente, você não pode adicionar ninguém, só aceitar!
Nada vai substituir o Bom e velho Orkut =/

Não deixem o Orkut Morrer '-' ainda a tempo de salva-lo!

2 comentários:

  1. Saudades, após ler esse seu poster bateu a velha saudade da minha adolescência no orkut. Era muito , pena que se foi.

    ResponderExcluir
  2. a parte que eu mais gostava do orkut eram as comunidades de musicas. Eu baixava todos os shows de aviões do forro. Assim que tinha um show, no outro dia a galera ja postava o link na comunidade kkkk e eu ia correndo baixar pra escutar em meu MP3 PLAY KKKK

    ResponderExcluir